Projeto "Água, Fonte de Vida"
Água como fonte de cura e bem-estar.
Termas de Ibirá (SP) - água mineral.
"Marcas do tempo"
Datas: 26/03/2004 e 23/04/2004 - 5ª série
Áreas Envolvidas: Ciências, Educação Artística, Geografia e História
JUSTIFICATIVAS E OBJETIVOS
CIÊNCIAS: Professor Luís Gustavo da Conceição Galego
O enfoque das
Ciências Físicas e Biológicas no projeto multidisciplinar "Marcas do Tempo"
será totalmente direcionado aos três grandes eixos semânticos que constituem
o conteúdo programático da 5ªsérie: a água, o ar e o solo.
Em relação à
água, serão abordados aspectos físico-químicos e sensoriais, tais como sabor,
consistência, aroma. Amostras de água serão coletadas e posteriormente analisadas
quanto ao pH e outras propriedades, além de aspectos terapêuticos que serão
discutidos com os alunos.
Por outro lado,
questões relevantes sobre o ar, tais como as características do ar de Ibirá,
como por exemplo se existem diferenças entre o ar das regiões arborizadas
do local e das regiões urbanizadas, serão também discutidos. Por
fim, os diferentes tipos de solo serão observados e analisados.
Para estabelecer
a conexão entre os três elementos e os homem, questões sobre ecoturismo
serão discutidas com os alunos, de forma que eles percebam que o homem pode
se utilizar da natureza sem escassear os recursos por ela oferecidos.
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Professora Ana Maria Cammarosano
(Aninha)
Este projeto
propõe aos envolvidos uma reflexão sobre a origem dos saberes, envolvendo
a cerâmica sob os aspectos da história e da estética, bem como a importância
da matéria-prima natural, a argila, tão utilizada pelas antigas civilizações
e tão atual, fazendo parte da indústria de ponta como a de computadores,
a espacial e nuclear.
Desenvolver
competências para compreenderem, interpretarem e perceberem com sensibilidade,
o processo de transformação da manifestação humana através da arte cerâmica.
GEOGRAFIA: Professora Janete T. de Souza Zanuzzo
Desenvolver
neste trabalho a percepção da modificação da paisagem através do desmatamento
para aproveitamento do uso do solo, plantações, construção de estradas e
suas especificidades, formação de cidades e etc.
Será ressaltado
também, a falta de preocupação com a preservação das áreas de vegetação
original que está sendo explorada e destruída por queimadas, madeireiras
e até algumas formas de turismo não consciente.
HISTÓRIA: Professora Glaucia Cristina Rodrigues
Gomes
A participação
da disciplina de História neste projeto, propõe fazer com que os alunos
percebam a importância do saber não só como conhecimento mas como meio de
se atingir o desenvolvimento social, político, cultural e tecnológico.
Além disso,
pretende-se fazer com que os alunos compreendam que a escrita surgiu, inicialmente,
ligada à necessidade de registrar a contabilidade dos tempos e mais tarde
estendeu-se a textos religiosos, literários e normas jurídicas. A evolução
da escrita, a princípio efetivada em argila mole, poderá ser simulada pelos
alunos durante a visita a Ibirá.
OBJETIVOS GERAIS