Projeto "Água, Fonte de Vida"

Água como fonte de cura e bem-estar.
Termas de Ibirá (SP) - água mineral.

"Marcas do tempo"

Datas: 26/03/2004 e 23/04/2004 - 5ª série

Áreas Envolvidas: Ciências, Educação Artística, Geografia e História

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JUSTIFICATIVAS E OBJETIVOS

CIÊNCIAS: Professor Luís Gustavo da Conceição Galego
          O enfoque das Ciências Físicas e Biológicas no projeto multidisciplinar "Marcas do Tempo" será totalmente direcionado aos três grandes eixos semânticos que constituem o conteúdo programático da 5ªsérie: a água, o ar e o solo.
          Em relação à água, serão abordados aspectos físico-químicos e sensoriais, tais como sabor, consistência, aroma. Amostras de água serão coletadas e posteriormente analisadas quanto ao pH e outras propriedades, além de aspectos terapêuticos que serão discutidos com os alunos.
          Por outro lado, questões relevantes sobre o ar, tais como as características do ar de Ibirá, como por exemplo se existem diferenças entre o ar das regiões arborizadas do local e das regiões urbanizadas, serão também discutidos.           Por fim, os diferentes tipos de solo serão observados e analisados.
          Para estabelecer a conexão entre os três elementos e os homem, questões sobre ecoturismo serão discutidas com os alunos, de forma que eles percebam que o homem pode se utilizar da natureza sem escassear os recursos por ela oferecidos.

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: Professora Ana Maria Cammarosano (Aninha)
          Este projeto propõe aos envolvidos uma reflexão sobre a origem dos saberes, envolvendo a cerâmica sob os aspectos da história e da estética, bem como a importância da matéria-prima natural, a argila, tão utilizada pelas antigas civilizações e tão atual, fazendo parte da indústria de ponta como a de computadores, a espacial e nuclear.
          Desenvolver competências para compreenderem, interpretarem e perceberem com sensibilidade, o processo de transformação da manifestação humana através da arte cerâmica.

GEOGRAFIA: Professora Janete T. de Souza Zanuzzo
          Desenvolver neste trabalho a percepção da modificação da paisagem através do desmatamento para aproveitamento do uso do solo, plantações, construção de estradas e suas especificidades, formação de cidades e etc.
          Será ressaltado também, a falta de preocupação com a preservação das áreas de vegetação original que está sendo explorada e destruída por queimadas, madeireiras e até algumas formas de turismo não consciente.

HISTÓRIA: Professora Glaucia Cristina Rodrigues Gomes
          A participação da disciplina de História neste projeto, propõe fazer com que os alunos percebam a importância do saber não só como conhecimento mas como meio de se atingir o desenvolvimento social, político, cultural e tecnológico.
          Além disso, pretende-se fazer com que os alunos compreendam que a escrita surgiu, inicialmente, ligada à necessidade de registrar a contabilidade dos tempos e mais tarde estendeu-se a textos religiosos, literários e normas jurídicas. A evolução da escrita, a princípio efetivada em argila mole, poderá ser simulada pelos alunos durante a visita a Ibirá.

OBJETIVOS GERAIS

 

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